quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Transtornos do Sono na Infância

Os transtornos do sono na infância ocorrem com frequência razoável, muitas vezes é a primeira queixa dos pais ao procurarem o serviço médico.

Os principais transtornos do sono na infância são: insônia, sonolência diurna e eventos noturnos.

As causas principais de insônia são ansiedade, depressão, uso de medicamentos psicotrópicos, epilepsia coexistente, apnéia obstrutiva do sono, movimentos periódicos dos memvros durante o sono, anormalidades do ritmo circadiano, hábitos de sono ruins, hipersensibilidade a estímulos ambientais, retardo mental e autismo.

As causas da sonolência diurna são: Tempo de sono insuficiente, sono intrrompido, depressão, convulsões, medicamentos e narcolepsia.

Os eventos noturnos são: convulsões, transtornos de excitação não-REM(Rapid Eye Moviment - Movimentos Rápidos do Olho), transtorno do comportamento REM, transtorno do movimento rítmico.

Alguns exames auxiliam no diferenciamento dos transtornos do sono como: testagem neuropsicológica, actigrafia e polissonografia.

O tratamento dos transtornos do sono se dividem em tratamentos comportamentais como mudanças na higiene do sono, como lençóis mais pesados, evitar estimulantes, ambiente calmo e etc..., tratamentos farmacológicos de acordo com o diagnóstico e outros tratamentos como terapia de luz, procedimentos cirúrgicos para correção da apnéia do sono e etc...

Procure sempre o especialista.

Rodrigo Nogueira Borghi é Médico Psiquiatra e Diretor Clínico do Mental Medical Barra.

Nenhum comentário: