Alimentos funcionais poderiam ser definidos como aqueles que auxiliam na manutenção do funcionamento dequado do nosso organismo, e que nos protegem das inúmeras patologias que podem nos acometer. Temos discutido muito sobre suplementação, sobre o aspecto neurodegenerativo das doenças psiquiátricas e sobre a relação dos hábitos alimentares com os transtornos psiquiátricos. Vamos a algumas dicas que se adotadas cotidianamente podem evitar nossa exposição a fatores de risco importantes em processos patológicos.
Dicas:
- Tome bastante água. Evite os refrigerantes (possuem ácidos altamente lesivos ao nosso organismo), dê preferência as bebidas alcalinas como o chá verde, que além de neutralizarem os ácidos, ajudam a diminuir o colesterol ruim.
- Beba dois copos de suco de uva por dia, tem o resveratrol, que é um excelente neuroprotetor.
- Coma castanhas e amendoim todos os dias, excelnte fonte de vitamina E e resveratrol.
- Utilize a vontade o azeite extra-virgem, mas não o use me frituras, na verdade, evite-as, caso seja necessário, utilize preferencialmente o óleo de soja, é mais seguro.
- A famosa dieta do mediterrâneo é composta predominantemente por peixes como o salmão, entretanto o salmão aqui consumido é muito diferente daquele do mediterrâneo e tem alto custo, comer sardinha aumenta a quantidade de ingestão do ômega 3, nossa "gordura" protetora e nos forneçe iodo, essencial para o bom funcionamento do organismo.
- Consumir bastante legumes e verduras.
- O extrato de tomate é ótima fonte de licopeno que nos protege do câncer.
- O extrato de linhaça, principalmente se triturado na hora do consumo é fundamental na nossa alimentação.
- Fuja do açúcar.
Mais dicas em outros posts.
Rodrigo Nogueira Borghi é Médico Psiquiatra e Diretor Clínico do Mental Medical Barra.
domingo, 20 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário