sábado, 5 de setembro de 2009

Sessão Psicopatologia

Esta é uma nova parte do nosso blog, aonde apontarei manifestações psicopatológicas, uma das principais ferramentas diagnósticas do psiquiatra.

Esta seção é importante, pois muitos pacientes têm algumas dúvidas em relação ao uso de exames laboratoriais para confirmar um diagnóstico psiquiátrico, em certos casos, não há tal necessidade, em virtude desta ferramenta que passaremos abordar.

Vejamos duas cenas de Tarso na novela caminho das índias:





Em ambas as cenas tarso vive uma alteração da função mental, chamada de consciência do eu, que se define como a função responsável pela nossa consciência de si próprio, ela se subdivide em alterações da atividade ( consciência da ação), Unidade ( consciência de que o eu é o mesmo em um dado momento), identidade ( consciência do eu se o mesmo dentro de uma linha do tempo), oposição eu/mundo ( Consciência do limite entre o eu e o mundo exterior).

Basicamentea uma alteração da identidade e da unidade na primeira cena, quando tarso diz que tudo está mudando e se olha no espelho e na segunda uma alteração da atividade conhecida como roubo de pensamento.

As alterações da consciência do eu ocorre na grande maioria das vezes no quadro de esquizofrenia, mas duas alterações da atividade e oposição eu/mundo: a despersonalização (estranhamento consigo mesmo) e desrealização (estranhamento em relação ao mundo exterior) podem ocorrer em transtornos ansiosos como o pânico e a ansiedade generalizada ou em uma doença conhecida com transtorno de despersonalização-desrealização.

Importante lembrar que a avaliação de alterações psicopatológicas, variam entre as pessoas e dependem do contexto de cada sujeito individualmete.

Rodrigo Nogueira Borghi é Médico Psiquiatra e Diretor Clínico do Mental Medical Barra

visite o site: www.mmbarra.com.br

Nenhum comentário: