terça-feira, 15 de setembro de 2009

Psiconeuroendcrinologia ou Prevenindo-se com Eficiência ou Estresse como fator deletério.

Falaremos de uma coisa altamente importante que parece ter perdido o valor, pela sua incorporação ao nosso cotidiano. O nome desta coisa é estresse na época de seu surgimento. este foi divulgado por todas as formas de mídia, seus perigos alastrados como os de uma grande epidemia que assolava o mundo,de repente, como se ocorresse uma simples "aceitação" do estresse como um componente comum da sociedade pós-moderna, parece que ele se banalizou,e que agora só chama a nossa atenção quando ele manifesta-se através de uma patologia.

Gostaria neste texto de alertar como medidas simples de alterações no ambiente do entorno de uma pessoa até o acompanhamento rotineiro pelo psiquiatra, pode nos proteger e alongar nossa vida com qualidade.

O estresse é responsávle na maioria das vezes por levar a uma operação distorcida do nosso sistema neuroendócrino, ou seja, nossa área de interação entre nosso cérebro e a produção de nossos hormônios, que podem ser primordias, mas também prejudiciais ao nosso organismo, ou seja, a presença constante do estresse nas nossas vidas hiper ou hipoestimul este sistema neuroendócrino que ao secretar ou não substâncias de forma indevida produzem danos a longo prazo em todos os tecidos do nosso corpo desde o sistema renal e a famosa Hipertensão Arterial até o nosso sistema nervoso com as depressões até as demências.

Lembrem-se como nosso corpo funiona de forma altamente integrada: as lesões em um tecido favorecem a piora de lesões em outros e vice-versa. Não esqueçam do programa espaço aberto saúde, aonde foi dito que a presença de Hipertensão Arterial aumenta a prevalência das demências vasculares.

Rodrigo Nogueira Borghi é Médico Psiquiatra e Diretor Clínico do Mental Medical Barra

Nenhum comentário: