sexta-feira, 18 de setembro de 2009

"Sofro logo compro." (Lipovetsky)

"...quanto mais o indivíduo está isolado ou frustrado,mais busca consolo nas felicidades imediatas da mercadoria.Ersatz da verdadeira vida, o consumo exerce sua influência apenas na medida em que tem a capacidade de aturdir e de adormecer, de oferecer-se como paliativo aos desejos frustrados do homem moderno." (Gilles Lipovetsky).

O título do post e o trecho que o inicia fala de um comportamento comum da sociedade pós moderna: o hiperconsumismo. Por isso vamos falar da oniomania ou o comprar compulsivo, que é um transtorno importante que se encontra dentro dos transtornos do controle de impulso, que se caracteriza por um excesso de preocupações e desejos relacionados com a aquisição de objetos e por um comportamento caracterizado pela incapacidade de controlar compras e gastos financeiros.

Atinge com maior frequência as mulheres, inicia-se normalmente aos 18 anos de idade, pressupõe-se que seu componente biológico, seja de um déficit dopaminérgico (uma susbstância química que atua na comunicação dos neurônios), que atua de forma importante no sistema de recompena cerebral.

Sus sintomas são:

A) Preocuações, impulsos ou comportamento mal-adaptados envolvendo compras, como indicado por, pelo menos, um dos seguintes critérios:
1. Preocupação freqüente com compras ou impulso de comprar irresistível,intrusivo ou sem sentido;
2. Comprar mais do que pode, comprar itens desnecessários ou comprar por mais tempo que o pretendido.
B) A preocupação com compras, os impulsos ou o ato de comprar causam sofrimento marcante, consomem tempo significativo e interferem no funcionamento social e ocupacional ou resultam em problemas financeiros.
C) As compras compulsivas não ocorre exclusivamente em episódios de hipomania ou mania.

O tratamento indicado se faz com medicamentos e psicoterapia. Procure o especialista(Psiquiatra) que pode diagnosticar o transtorno e lhe oferecer ajuda.

Rodrigo Nogueira Borghi é Médico Psiquiatra e Diretor Clínico do Mental Medical Barra.

Nenhum comentário: