sábado, 7 de novembro de 2009

Complementando o artigo de um amigo.

Reproduzo na íntegra, o artigo do blog do meu amigo Dr. Paulo Issa:

Nota Zero para Folha de São Paulo

7 de novembro de 2009
Estou no último dia do Congresso Brasileiro de Psiquiatria.
Peguei para ler o jornal ¨Folha de São Paulo¨ no saguão do hotel e me deparo com a seguinte manchete:
¨Vasco não deve ter seu torcedor ilustre no jogo histórico de hoje¨.
Fui ler a notícia e o tal ¨torcedor ilustre¨ era o indivíduo que tentou se suicidar no ano passado, no fim do jogo quando o time de futebol do clube Vasco da gama, foi rebaixado para 2a.divisão !
Ou seja, uma tentativa de suicídio é vista como um ato ¨ilustre¨ !?!  E com direito ainda de se tornar uma ¨celebridade¨(o jornal apresenta uma foto grande e colorida deste torcedor e traz uma matéria somente sobre ele).
Você pode imaginar agora, o que deve se passar na cabeça de milhares de outros torcedores, que já se agridem e matam uns aos outros, como prova de ¨amor¨ ao clube: ¨Tentar se suicidar é uma bela chance para ganhar uma bela reportagem no jornal¨.
Lamentável.
--
Dr. Paulo André Issa
NEUROPSIQUIATRIA INFANTIL E ADULTO
Barra - Copacabana - Campo Grande
(21)8834-5010 / 2415-0255 / 3474-7020

JÁ LEU? ww.pauloandreissa.com.br/blog
ADICIONE AOS SEUS FAVORITOS:
Artigos Atualizados Semanalmente.

Minha complementação se faz por ter participado de grupos de estudos importantes sobre o tema. As pesquisas brasileiras recentes estudam a relação da mídia e do seus impactos sobre as taxas de suicídio, e existem exemplos importantes desde filmes que abordam o suicídio de estrelas tentando trazer um certo charme ao ato, passando por vídeoclipes e por livros biográficos, ou não, como o caso do vocalista do Nirvana, Kurt Cobain.

Por isso, meu amigo, não será nem a primeira e muito menos a última vez que veremos isso na mídia, que como você já disse é lamentável, mas exige da ciência uma resposta breve e eficaz.

Rodrigo Nogueira Borghi é Médico Psiquiatra e Diretor Clínico do Mental Medical Barra.

Nenhum comentário: