terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Voltando a questão da despersonalização.



O excelente e pouco conhecido filme numb mostra, como dito já neste blog, o transtorno de despersonalização e desrealização, que de forma resumida relaciona-se a um estranhamento em relação ao próprio corpo e ao mundo externo e que ocorre puramente como patologia, ou como fenômenos em diversos transtornos psiquiátricos como transtornos dissociativo e no famoso transtorno do pânico. Retomei o tema, considerando os diversos acessos sobre o post e várias dúvidas que não pude esclarecer diretamente aos nossos leitores, e a mais intrigante foi o conflito de informações sobre cura do transtorno e do fenômeno; cabe ressaltar que cura deveria ser um entendimento subjetivo, porém é compreensível que na sociedade atual, a leitura reducionista dee que cura é a ausência do sintoma cria ruídos importantes como aqueles que nossos leitores mostraram. No transtorno de despersonalização e desrealização, o tratamento com psicotrópicos é bastante eficaz no controle do fenômeno, assim como a manifestação do fenômeno como sintoma de um transtorno é bastante responsivo ao tratamento adequado do transtorno de origem, entretanto muitos pacientes terão que fazer uso crônico de medicações, enquanto outros poderão ter sintomas residuai, por isso alguns artigos apontaram o transtorno com o de difícil "cura", porém o cuidado compartilhado do quadro entre médico e paciente podem reduzir ou eliminar o prejuízo funcional trazido pelo quadro, nas circunstâncias em que este transtorno/sintoma não for totalmente responsivo ao tratamento prescrito.

12 comentários:

Anônimo disse...

dr rodrigo, favor entrar em contato comigo com urgencia, sou esposo da mary paciente de Nova Iguaçu. junior.ibnf@hotmail.com; maryellen.br@hotmail.com;

Anônimo disse...

dr rodrigo, favor entrar em contato comigo com urgencia, sou esposo da mary paciente de Nova Iguaçu. junior.ibnf@hotmail.com; maryellen.br@hotmail.com;

Anônimo disse...

Oi Rodrigo,

Conhece esse filme?
http://www.youtube.com/watch?v=UBLK8v-O5UQ

é um documentário sobre despersonalizaçao, feito pelo próprio portador, como forma de terapia.

Sou bipolar/depressiva, mas estou em tratamento. Tenho muito interesse em psicologia e psiquiatria. Achei o blog muito interessante. Se quiser conversar mais sobre o filme ou outros assuntos, me escreva em sopadealface@gmail.com

Abraços,
Isabel

paulo disse...

Oi doutor, estou passando por isso, por favor, me ajude:
27515184/77488038
paulorjustino@hotmail.com

Por favor, entre em contato comigo

Anônimo disse...

Sou paciente do Dr. Borghi e tambem sofro da síndrome como consequencia do meu TOC.

Maiara Tatiane disse...

Olá gostaria de saber se isso tem cura e quanto tempo fica me ajudariua muito se me respondesse obrigado ^^

Josinete disse...

Dr Rodrigo,por favor me ajude, meu filho de 18 anos sofre de um transtorno desde da infância aproximadamente a 10 anos,ele mesmo já tentou entender o que ele tem. Estes dias ele leu sobre o transtorno de despersonalização e disse para mim: "é isso que eu tenho". Antes disso ele jÁ havia ido no psiquiatra e o doutor receitou Respidon 1m uma vez ao dia e esta tomando aproximadamente a 1 mês, antes disso tomou exodus por seis meses mas não houve nenhuma melhora, disse que o que ele sente não é normal causando uma angustia e que sente uma sensação de ausência. Ele tem pouca comunicação não consegue se relacionar com muitas pessoas, apesar de inteligente td que ele começa a fazer ele não consegue terminar. Começou a trabalhar e em menos de um mês ele desabafou comigo que ele sente que poderia trabalhar melhor se não fosse o problema que o incomoda o tempo todo, também nos estudos ele nunca consegue chegar até o fim. Dr peço ajuda pq eu como mãe estou sofrendo muito. Entre em contato comigo: josi_vg_kk@hotail.com

obrigada, abç

Josinete disse...

* josi_vg_kk@hotmail.com

Anônimo disse...

Dr. boa noite, sofre de depersonalização e desrealização desde os 12 anos hj tenho 43, só consegui alguma informação nos últimos tempos, gostaria de saber se vc pode me indicar algum psiquiatra ou psicologo aqui em florianópolis

meu email é
olavo.nogueira5@hotmail.com

Anônimo disse...

oi dr rodrigo.
tenho esse transtorno de despersonalização e desrealização desde os 8 anos so q so foi descoberto em outubro de 2011 depois de eu tertido depressãoprofunda e sindrome do panico faço tratamento desde outubro com remedios, a depressão e a sidrome do panco curou mas o transorno continua e me sinto cada vez pior os medicamentos parece não fazer efeito e quando estou ansiosa fica pior ainda, não sei mais o que fazer Por favor me ajude! tenho 23 anos e sofro muito com isso email. ccrodriguesa@gmail.com

Anônimo disse...

Josi v a senhora pode entrae em contato comigo karolcalumbi@hotmail.com obrigada

Unknown disse...

Estou passando pela a mesma situação , vou fazer 18 anos, me lembro que comecei a ter crises de pânico com 11 anos dps pensei ter passado, mas é como eu se eu tivesse só me ocupando pra esquecer do problema. Agora voltou é uma sensação de que você não se conhece e de estranhamento das coisas, da sua família, do seu corpo. Pior coisa do mundo.